TCU inaugura em Brasília exposição sobre trabalhos de Oscar Niemeyer

O Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, no Tribunal de Contas da União (TCU), abriga até o dia 9 de junho a mostra “Oscar Niemeyer – Territórios da Criação”. A exposição conta com desenhos e croquis originais do arquiteto, pinturas, esculturas móveis, projetos gráficos, joias e as revistas Módulo e Nosso Caminho, além de raros manuscritos.

São dois importantes segmentos: obras de grandes artistas nacionais, que colaboraram periodicamente com Oscar Niemeyer e que se fazem presentes em diversos projetos de autoria do arquiteto, e retratos do arquiteto registrados por dez dos mais renomados fotógrafos brasileiros.

“Niemeyer elaborou uma sofisticada estratégia artística que superou os limites da Arquitetura e serviu de base para definição de um pensamento estético nacional, inovador e surpreendente. Criou uma iconografia que nos identifica como nação, e ela se faz presente não só nos prédios que projetou, mas também em seus desenhos, pinturas, projetos gráficos, mobiliário, joias, etc. A exposição ‘Oscar Niemeyer – Territórios da Criação’ traz a público alguns desses exemplos, que revelam a maestria, o talento e a inteligência do nosso artista maior”, afirma Marcus de Lontra Costa, curador da exposição.

Nascido no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, em 1907, Niemeyer afirmou-se ao longo de sua trajetória profissional como um dos mais importantes arquitetos do século XX, obtendo reconhecimento internacional. “Vocês podem gostar ou não da Arquitetura de Brasília, mas vocês nunca viram coisa igual”, afirmou Niemeyer sobre sua mais grandiosa criação. “Com a construção da nova capital, o Brasil constrói ícones definidores da identidade nacional, e essas formas passam a ser incorporadas, intelectual e afetivamente, por todos os extratos da sociedade brasileira.

De acordo com o curador, a presença de artistas plásticos nos prédios projetados por Niemeyer foi uma constante em sua trajetória profissional. “Ao compreender que ‘a beleza também é uma função’, o arquiteto definia a integração das artes como fator fundamental para provocar a surpresa e o encantamento que somente as verdadeiras obras de arte conseguem provocar” ressalta.

Serviço:

Exposição: “Oscar Niemeyer – Territórios da Criação” Local: Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, no TCU Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES), Trecho 3 Polo 8 Lote 3 – Brasília (DF) Visitação: de terça-feira a sábado das 9h00 às 19h00 Entrada gratuita

Por Gabriel Gameiro