Tendência em revestimentos mostra desconstrução dos padrões geométricos e a força das vanguardas, com releitura do art déco, uma atmosfera vintage e relevos tridimensionais

A revista AU esteve em Bolonha entre os dias 26 e 30 de setembro para cobertura de mais uma edição da feira Cersaie (Salão Internacional da Cerâmica para Arquitetura e Mobiliário de Banho). Apesar do enfoque sempre voltado ao design e interiores, a organização reserva diversos eventos para discutir potencial de aplicações técnicas em fachadas, aspectos de desempenho e apoio para especificações especiais, em ilhas do conhecimento e salas reservadas. O guia Ceramica Amica, elaborado pela Confindustria Ceramica, apresenta os cuidados para aplicação em cada ambiente, dicas para escolha do tamanho das placas e aspectos de manutenção e durabilidade.

Neste ano a feira atraiu mais de 100 mil visitantes, 850 expositores de 43 países, sendo 1/3 de países estrangeiros em mais de 105 mil m² de pavilhões. As atrações internacionais incluíram aulas magnas do Pritzker Norman Foster, do paraguaio Solano Benítez, Leão de Ouro da Bienal de Veneza, e Shelly Macnamara (Grafton Architects). Foster estabeleceu paralelos entre forma e função com base em três paixões: arquitetura, design e aviões. Citando edifícios ícones da arquitetura contemporânea e moderna, demonstrou a eficiência dos objetos ampliada por um bom projeto estrutural.

Divulgação: Cersaie

O paraguaio Solano Benítez relembrou as limitações que marcaram sua produção e que, de certa forma, anteciparam aspectos de sustentabilidade com o uso de materiais muito simples como o adobe em aplicações em formas estruturais arrojadas. “Quando tudo parece impossível, tudo que você tem que fazer é olhar de um ângulo diferente”, ressaltou Benítez. Outro evento interessante discutiu o papel do jovem arquiteto e formas de contribuir para uma nova discussão do espaço público, reabilitação de subúrbios e arquitetura sustentável.

Veja a seguir uma pequena amostra selecionada pela AU para esta cobertura.

Divulgação: Due AccaDue Acca
Criada pelo prestigiado estúdio Adriano Design, a Due Acca da Verum transforma um simples cubo em uma torneira multifuncional e elemento de conexão de água entre espaços. Com a mesma linguagem, os produtos estão dentro e fora da casa, no jardim como mangueira e ducha ou acoplada em um balde. A linha Due Acca é uma das ganhadoras do Prêmio ADI Design Ceramic 2016.
www.dueacca.com

Divulgação: OrnamentaOplus
O grupo Ornamenta investe em inovação sem abrir mão de uma linha coerente. As produções mais recentes abusam do potencial dos hexágonos, em pequenas ou grandes peças, mas foi com essa linha divertida e quase ingênua chamada Oplus+ que a empresa ganhou um dos prêmios da Associazione per Il Disegno Industriale.
www.ornamenta.com

 

Divulgação: RubinetterieSlim
Os metais dessa tradicional rubinetterie transitam dos modelos clássicos repaginados em cores foscas até os modelos minimalistas, como esta peça da Linha 5 mm, vencedora do prêmio Design Plus (2013) e Compasso D’Oro da ADI e Red Dot Design Award (2014). Continuam em alta.
www.rubinetterie3m.com.it

 

Divulgação: CordivariToalheiro
A Linha E.Sign da Cordivari propõe um radiador ultrafino, com apenas 7 mm de espessura. O desenvolvimento utiliza uma tecnologia especial em aço que permite juntar duas placas de aquecimento. O resultado é um toalheiro mais eficiente, ergonômico e que permite utilizar as extremidades como ganchos. Os elementos técnicos ficam escondidos, e as opções podem chegar a 80 cores.
www.cordivari.it

Divulgação: Sergio SavinoMosaico nero
Há 20 anos a Sergio Savino produz revestimentos recompostos à base de pedra e resina. A especialidade são os micromosaicos trabalhados para oferecer texturas modernas, planas ou em relevo. Esta é a linha Rombetti de pequenos hexágonos com leves diferenças de tonalidade, capazes de impor grande personalidade sobretudo aos ambientes comerciais e salas especiais.
www.sergiosavino.it

Divulgação: Sergio SavinoEvolution
A linha Project Evolution da Caesar propõe novas dimensões e leituras para a arquitetura corporativa e também residencial. As placas de 120 cm x 120 cm e 120 cm x 240 cm estão disponíveis em um range ampliado de 11 para 26 cores em padrões concreto, travertino, metal e mármore. Com 9 mm de espessura, foram pensadas para ter sinergia com as propostas contemporâneas da linha Tecnolito para balcões e arremates.
www.caesar.it

Divulgação: Cristina RubinettrieMisturador econômico
Tem nome de linha automotiva e os sinais minimalistas de uma modernidade perene. A linha iX foi sucesso no Salão do Móvel de Milão e estampa adjetivos como “precisa” e “rigorosa”. O misturador possui uma peça rotativa com um cartucho de pressão progressiva, para evitar desgaste da válvula, fluxo gradual e economia de energia.
www.cristina rubinettrie.it

Divulgação: MarazziNatural 

O porcelanto Stoneart da Marazzi foi inspirado na textura do calcário e das saunas rústicas para proporcionar um ambiente de luz natural e relaxante, próprio para spas e espaços de tratamento, não deixando de ser atraente também em casa, para uma atmosfera receptiva e segura.
www.marazzi.it

 

Divulgação: Foster+PartnersBy Foster 
A Tono é uma linha ambiciosa de mobiliário, metais e louças desenvolvida por Foster+Partners para a Porcelanosa. De características minimalistas, o mesmo conceito é aplicado em toda a coleção, atendendo o desafio de funcionalidade que também se sente ao olhar.
www.porcelanosa.com.pt

 

Divulgação: Lea CeramicheAntibacteriano
A referência desta linha da Lea Ceramiche são rochas sedimentares, inclusive o quartzito brasileiro, para uma superfície irregular, em tons de cinza que lembram a passagem do tempo. As peças Waterfall possuem superfície antibacteriana e formatos proporcionais que vão de 45 cm a 90 cm e 2 cm de espessura.
www.ceramichelea.it

 

Divulgação: ArbluPisobox
Pietrablu é nome da linha de produtos “engenheirados” da Arblu, que oferece uma solução única em banho: no revestimento ou como pisobox, já com ralos e outros acabamentos pré-fixados, garante uma superfície semelhante às das melhores rochas e porcelanatos. A empresa possui ainda linhas tradicionais para aplicações na composição de bancadas, pias, base de espelhos, revestimentos de áreas impermeáveis e outros usos.
www.arblu.it

Divulgação: CerdisaMadeira reciclada
A Natura é a linha para áreas externas da Cerdisa, do grupo Ricchetti. Com espessura de 20 mm e aparência de madeira reciclada, promete resistência a grandes variações térmicas e durabilidade em condições extremas. A linha inclui padrões cinza, verde oliva e mogno em placas de 40 cm x 120 cm.
www.ceramichecerdisa.it

 

Divulgação: Villeroy & BochÁreas externas
A coleção Out System da Wall&Decò promete uma nova leitura das áreas externas com um material inovador, que utiliza primer, cola específica, um tecido técnico de grande resistência e acabamento de proteção para dar grande vida ao acabamento de fachadas. Os novos padrões contemplam uma releitura dos anos 1970 onde cabem os florais e temas que lembram tattoos e padrões gráficos.
www.walland.deco.com

Divulgação: Versace CeramicsDuetto 
Mosaico e textura. As coleções Dama, Trio e Duetto da Appiani, empresa do grupo Altaeco, oferecem peças de cor pura, com capacidade de criar fundos policromáticos e novas dimensões a cada luz do dia. Os painéis de 30 cm x 30 cm são compostos com peças de 1,2 cm x 1,2 cm intercaladas em fosco e brilhante, oferecendo enorme potencial arquitetônico.
www.appiani.it

Divulgação: GalassiaRústico
Essa peça chamada Château Royal vem compor a linha Bluestyle da Cotto D’Este nas opções Amboise e Fontainebleau. Os efeitos ampliados da rocha rústica na superfície e nas bordas mostram a força do tempo. Como outros produtos dessa linha, as peças vêm com 10 mm de espessura e dimensões a partir de 20 cm x 40 cm até 60 cm x 60 cm.
www.cottodeste.it

 

Divulgação: The.ArtceramPatchwork
A coleção Patchwork leva a assinatura do designer Piero Lissoni e propõe uma combinação entre a arte oriental e o design rigoroso do ocidente. A mesma identidade foi levada para as louças e metais. Os tons vão do grafite ao branco fosco em dois tamanhos: 30 cm x 30 cm e 30 cm x 60 cm.
www.cotto.com

POR PAULO KISS