Cinco livros resenhados pela redação de AU

Casacadabra
Bianca Antunes e Simone Sayegh . 80 páginas . Pistache Editorial . www.pistacheeditorial.com.br
Por acreditar que as cidades serão mais justas e humanas quando a arquitetura e o urbanismo começarem a ser ensinados desde cedo às crianças, as autoras concluíram esta publicação voltada ao público infantil. Com brincadeiras, interatividades e exercícios propostos para fazer em casa ou na escola, o livro estimula a percepção de casas como espaços lúdicos e traz, por meio da apresentação de dez residências espalhadas ao redor do mundo, explicações sobre termos técnicos como brise soleil, pilotis e estrutura em balanço, além de abordar aspectos sociais da arquitetura.

The fast guide to architectural form
Baires Raffaelli . 144 páginas . Bis Publishers . www.bispublishers.com 
A publicação, um guia prático para os formatos básicos em planejamento de arquitetura e design, pretende fugir da transmissão puramente teórica e hermética de conhecimento. O autor apresenta 60 diferentes formas arquitetônicas com ilustração esquemática e imagens de sua aplicação em edifícios. Com foco na mensagem visual, os textos são curtos e apresentam dicas e orientações diretas sobre o que fazer e quando.

In nature we trust – Atelier Marko Brajovic
Marko Brajovic . 240 páginas . Kobajagi Design e Empreendimentos Ltda. 
Com o objetivo de introduzir instrumentos experimentais de biomimética como estratégia inovativa, a publicação reúne inspirações, conceitos e processos criativos utilizados pelo Atelier Marko Brajovic nos últimos dez anos. O material selecionado destaca a natureza, e se divide entre Manifesto, Arquivos Estratégicos e Obras Selecionadas (2006-2016). O livro é composto por textos teóricos e ilustrado por imagens, diagramas, desenhos técnicos e de projeto.

Escalas de representação em arquitetura
Edite Galote Carranza e Ricardo Carranza . 224 páginas . Editora PINI. www.loja.pini.com.br
O livro é resultado de mais de dez anos de experiência dos autores em salas de aula ministrando as disciplinas de Desenho Arquitetônico, Perspectiva, Projeto de Arquitetura, Sistemas Estruturais, Técnicas Construtivas e Informática. Nesta 4ª edição, revista e alterada, há comentários de professores e a vivência com os alunos na elaboração e na complexidade dos exercícios planejados. Entre os temas abordados estão: croqui; normas de desenho; projeção ortogonal; cortes e elevações; planialtimetria; escadas e rampas; perspectiva; ergonomia e mobiliário e verbetes.

Livro de Ensaios Flâneur Essays Book
Flaneur – New Urban Narratives . Vários . 214 páginas . Procur.arte . www.procurarte.org
O livro nasce a partir do projeto homônimo criado pela Procur.arte em que o público é convidado, por meio da fotografia e do flanar, a fazer novas leituras sobre o território urbano. Está inclusa também a realização de eventos educativos e acadêmicos com o objetivo de promover uma análise crítica sobre a fotografia contemporânea e sobre a relação entre práticas artísticas e cidades. Os melhores painéis apresentados sobre o tema na Conferência Internacional Flâneur – New Urban Narratives, em Lisboa, em 2015, estão presentes nesta publicação.