Sede da Movile em São Paulo, de SCAA, investe em layout inspirado em ícones e aplicativos de celulares

A tecnologia caminha a todo vapor na sede da Movile Internet Móvel, localizada no bairro do Brooklin, na zona Sul de São Paulo. E o projeto de interiores, assinado por Sergio Camargo Arquitetos Associados (SCAA), acompanha os passos acelerados do escritório. Luzes, cores intensas e formas inusitadas predominam nos 1,4 mil m² ocupados pela empresa, cuja principal atividade é o desenvolvimento de aplicativos e gerenciamento do tráfico de SMS, entre outros. Com aproximadamente 200 funcionários, a Movile está instalada em um andar inteiro de um edifício corporativo e, apesar de um salão único, apresenta ambientações diversas e específicas para cada momento do trabalho.

“A arquitetura de interiores procurou organizar o espaço de acordo com a filosofia da empresa”, esclarece o arquiteto Sergio Camargo. Assim, todo o layout do escritório tem como referência o desenho dos ícones dos aplicativos e dos celulares, todos arredondados nos cantos, sem nenhuma quina. E embora haja um colorido intenso, o magenta, cor da Movile, predomina em todo o escritório.

Desde o hall com oito elevadores, a entrada principal é marcada por portas de vidro com molduras magenta, cor que se repete no balcão da recepcionista e em um grande painel de gesso acartonado com detalhes de marcenaria representando os valores da empresa, que orienta clientes, colaboradores e visitantes por um percurso guiado por um iPad, que cada visitante recebe ao chegar na empresa.

O escritório é totalmente aberto e transparente e, de acordo com a filosofia da Movile, não há hierarquias. Ou seja, também não existem salas exclusivas. Os diretores ficam em mesas junto aos funcionários. Mas há muitas salas e áreas colaborativas, destinadas a pequenas e rápidas reuniões informais de trabalho. Quem precisa de mais privacidade tem à disposição alguns casulos (cabines pequenas) dispostos ao longo da laje.

As áreas destinadas à convivência têm destaque no escritório – cozinha, sala de almoço, jogos, leitura e uma grande sala denominada Teatro Movile, que serve como auditório para palestras e atividades culturais como cinema e shows. Há ainda mesa de sinuca, uma pequena biblioteca, balcão para lanches e refeições e uma sala de descompressão.

Play Kids, um dos aplicativos de sucesso criado nas mesas de trabalho da Movile, dá nome a uma pequena sala de reunião integrada a outra maior, dotada de toda a tecnologia necessária para conference calls e um forro em gesso com spots redondos, semelhante a uma nave espacial. As conversas mais rápidas ganharam uma mesa de 5 m de comprimento para reuniões em pé.

O único espaço onde não predomina o colorido vibrante é o reservado às ilhas de trabalho, com mesas brancas. O piso do escritório ora é vinílico, ora é de carpete de náilon flocado de várias cores, dependendo do ambiente. A iluminação de led rgb (linha de led que muda de cor) vai modificando a tonalidade de acordo com o espaço e com o momento, como às sextas-feiras, no final de expediente, anunciando o happy hour.

FROM APPS TO LAYOUT
Unusual lights, colors and shapes predominate the 14,000 m² occupied by the head office of Movile Internet Móvel, on the Southside of São Paulo, with the project by Sergio Camargo Arquitetos Associados (SCAA). The company is installed on the entire floor of a corporate building and presents diverse specific environments for each moment of work. The entire layout is referenced from computer and cell phone app icon layouts and, although there is exacerbated colorfulness, magenta predominates. The main entrance is marked by glass doors with magenta-colored door frames-a color that is repeated at the reception counter. Totally open and transparent, without exclusive rooms, the open office space also provides collaboration rooms and areas, designed for informal meetings. Anyone in need of more privacy may adjourn to one of the pods (small booths) placed about the floor. In the staff areas there is a lunch, game, reading room, auditorium, snooker table, library, a counter for snacks and meals and a decompression area. Play Kids, one of the successful apps created by Movile, gives name to a small meeting room integrated to a larger room, equipped with technology necessary for conference calls. Quicker conversations are afforded a 5-meter table for stand-up meetings. White is the predominant color at the work islands. Here, the office floor is covered in vinyl and here in multi-color flaked nylon carpet, depending on the environment. The RGB LED lighting keeps modifying the light tones in sync with the space and the moment, like on Fridays, at the end of working hours, announcing happy hour.

POR LEDY VALPORTO LEAL FOTOS NELSON KON