Marketing digital em escritórios de arquitetura

Com a evolução dos meios de comunicação online, a divulgação de projetos de arquitetura e urbanismo não é mais restrita às publicações especializadas. Hoje em dia, é comum encontrar escritórios marcando presença e exercendo forte influência nas redes sociais e em outros canais de comunicação online, além dos próprios endereços na web. Segundo a arquiteta Sonia Lopes, os arquitetos mais jovens tendem a buscar naturalmente as redes sociais e sites de arquitetura para promoverem seus trabalhos. Quem busca um bom marketing digital precisa investir com peso nos diversos meios de comunicação online.

REDES SOCIAIS
Para quem investe em divulgação nas redes sociais, como Facebook e Instagram, é preciso ter em mente que o escritório estará aberto para todos os tipos de abordagem. “Existe aquele que está mesmo precisando dos serviços e aquele que só quer saber como você trabalha, ou que só está fazendo algumas cotações”, lembra Patrícia Rocha, do escritório Rocha Andrade Arquitetura e Interiores. Um dos principais benefícios desse tipo de divulgação, além da grande visibilidade que as redes conseguem alcançar, é a maior interação com os clientes. “Essa interação com o público permite, por exemplo, que dúvidas iniciais sejam sanadas com mais rapidez”, conta o arquiteto Daniel Simaan França, sócio do Estúdio Mosaico.

GOOGLE
Os links patrocinados também têm sido uma estratégia bastante utilizada pelas empresas que querem aumentar a visibilidade das suas marcas na internet. O Google, por exemplo, oferece o Google AdWords. Trata-se de uma ferramenta que permite que a empresa – ou o produto que ela oferece – apareça nas buscas que os internautas fazem no site. O cadastro é gratuito, mas é preciso investir em planos pagos para que os anúncios sejam destacados nas pesquisas.

Na Iná Arquitetura, dos sócios Júlio Beraldo e Marcos Mendes, 5% do faturamento mensal da empresa são investidos em ferramentas de publicidade do Google. “A internet é uma realidade cada dia mais presente na vida de todos, e saber trabalhar com ela ajuda muito na aproximação com o cliente. A internet criou uma nova maneira de prospectar clientes e aumentar a rede de contato”, destaca Marcos. Hoje a internet é a principal ferramenta utilizada pelo escritório para divulgar o negócio. “Quando abrimos o nosso escritório, em 2011, não contávamos com portfólio e tampouco com clientes. Nossos primeiros contatos vieram por meio de links patrocinados no Google e desde então estabelecemos um investimento mensal na plataforma”, ressalta Julio.

Como alavancar sua visibilidade

Ilustração: Daniel Beneventi

BLOGS
Os blogs também são bastante utilizados por alguns profissionais, principalmente pelos autônomos. É possível ter um endereço virtual sem vínculos comerciais ou patrocinado por empresas que pretendem divulgar seus produtos nas páginas. O que dita o interesse das marcas nos blogs é, basicamente, o número de seguidores e acessos, a frequência das postagens e a relevância do conteúdo postado.

ESTRATÉGIA BEM FORMULADA
O primeiro passo para conseguir um bom marketing digital é delinear a estratégia de comunicação que será utilizada, os meios que serão explorados e com que público o profissional ou escritório pretende se relacionar. Embora o “faça você mesmo” ainda seja um recurso muito utilizado, muitas empresas já buscam auxílio de assessorias de comunicação especializadas no segmento de arquitetura, que podem diagnosticar o melhor plano de divulgação a ser colocado em prática. “Já é possível notar um movimento de escritórios que buscam ajuda especializada de marketing. Entretanto, por envolver custos, acredito que essa prática ainda seja feita por poucos”, ressalta Sonia.

RESULTADOS AVALIADOS
Para saber se as ações nas redes sociais estão surtindo efeito é possível avaliar os resultados. Eles podem ser medidos por relatórios semanais de desempenho que as próprias ferramentas oferecem. Essas avaliações funcionam como um parâmetro para saber a repercussão do conteúdo e também para guiar os próximos posts. “É um recurso muito utilizado pelo escritório”, enfatiza Daniel, do Estúdio Mosaico. Pra quem tem um endereço online, a ferramenta utilizada para avaliar o desempenho dos acessos é o Google Analytics. Nela é possível verificar as métricas: número e localização dos visitantes, páginas visitadas, tempo de permanência, entre outros dados.

SERVIÇO ESPECIALIZADO
Os escritórios que buscam por uma consultoria especializada em marketing digital devem ficar atentos à experiência da empresa no setor de arquitetura e à qualificação dos profissionais na divulgação de conteúdo pelas ferramentas digitais. Os escritórios que preferem contratar profissionais livres, que não estejam vinculados a nenhuma agência, geralmente buscam por formados em marketing, comunicação social e/ou relações públicas. É um diferencial que o contratado tenha experiência em marketing digital, que inclui técnicas como SEO (Otimização de Sites para Ferramentas de Busca, em português), criação de anúncios pagos, monitoramento e web análise e marketing em mídias sociais.

POR: FERREIRA DUARTE