Arquitetos dinamarqueses ganham concurso para projeto de maior usina de incineração de lixo do mundo | aU - Arquitetura e Urbanismo

Sustentabilidade

Notícias

Arquitetos dinamarqueses ganham concurso para projeto de maior usina de incineração de lixo do mundo

Localizado na China, prédio circular deverá transformar cerca de cinco mil toneladas de resíduos em energia por dia

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
4/Fevereiro/2016

Os escritórios de arquitetura Schmidt Hammer Lassen Architects e Gottlieb Paludan Architects venceram o concurso para a construção de uma usina resíduo-energia (REN) em Shenzhen, na China. O projeto é correspondente à maior usina desse tipo no mundo, que deverá incinerar cinco mil toneladas de lixo por dia - o equivalente a um terço do que é produzido pela cidade de 20 milhões de habitantes em um ano.

O design envolve a planta de modo integral, desde os prédios auxiliares ao prédio circular, que quebra a tradição do prédio industrial retangular. Ao propor a forma circular, a pegada da planta é minimizada e a quantidade de escavação necessária para a construção da torre, reduzida.

O público visitante é convidado ao prédio pela paisagem do parque, e a entrada é feita por uma ponte, que surge dentre os montes característicos da vegetação local e dá acesso a um lobby e a um centro de visitantes, onde é possível a vista do maquinário. Um corredor interno e uma passarela circundam a construção, explicando cada processo, e dão acesso a um passeio público de 1,5 km no telhado, com a vista panorâmica de Shenzhen.

O telhado de 66 mil m² é desenhado para ser coberto por 44 mil m² de painéis fotovoltaicos, que providenciarão a oportunidade à usina, não apenas de contribuir com uma maneira mais limpa de lidar com o lixo da cidade, mas também de promover o uso de energia limpa.

A planta ainda promove e dá visibilidade à produção das RENs como processo importante para lidar com os problemas de acúmulo de lixo e de encontrar formas mais limpas de produção de energia. Os visitantes do local ainda receberão informações sobre o desafio da grande produção de lixo diária e aprenderão sobre iniciativas de redução do resíduo domiciliar. O começo do funcionamento da usina, de aproximadamente 112 mil m², está previsto para 2020.



Destaques da Loja Pini
Aplicativos
Agenda Ver mais
de 01/06/2016 a 01/07/2016

Exposição Fotográfica Efímera

de 01/07/2016 a 02/07/2016

BIG Playable City

de 05/07/2016 a 06/07/2016

Encontros com autores pós-Flip 2016