Hotel com arquitetura inspirada no mar é concluído na zona Oeste do Rio de Janeiro | aU - Arquitetura e Urbanismo

Edifícios

Notícias

Hotel com arquitetura inspirada no mar é concluído na zona Oeste do Rio de Janeiro

Projeto do Blue Tree Premium Design é assinado pelos arquitetos Casé Lima e Gabriel Castro e deve atender parte da demanda da Olimpíada

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
18/Janeiro/2016

Será inaugurado ainda neste mês o hotel Blue Tree Premium Design, localizado na região do Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio de Janeiro. Este é o primeiro projeto da rede Blue Tree na cidade e deve começar a operar em março.

O edifício, vencedor da categoria Melhor Concepção Arquitetônica do Prêmio Master Imobiliário 2015 concedido pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro (Ademi-RJ), é assinado pelos arquitetos Casé Lima e Gabriel Castro. A inspiração vem das obras do arquiteto espanhol Gaudí e da iraquiana Zaha Hadid, mas principalmente do mar, incluindo elementos de claridade, transparência e movimento das ondas.

A fachada é composta de vidro e concreto, e promete proporcionar ao hóspede a possibilidade de interação com a paisagem local em todos os seus ambientes. O hotel de 278 quartos também conta com piscina de borda infinita, academia, spa com hidromassagem, restaurante, bar do lobby e da piscina, sauna, duas salas de massagem e centro de convenções com sala de reunião.

As obras foram executadas pela Construtora Calper, utilizando uma estrutura em concreto armado, laje plana sem capitel, vedações em drywall no pavimento tipo, alvenaria convencional nos demais pavimentos e esquadrarias acústicas.

O maior desafio da construção, de acordo com Jorge Alberto Chabu, engenheiro responsável pela obra na Calper, foi a execução de um subsolo sobre rocha mista com subpressão da ordem de cinco metros, e conseguir, já a partir da estrutura, uma padronização no traçado das curvas e a fixação dos vidros do guarda-corpo.

O hotel promete atender tanto a demanda turística da cidade quanto à de negócios, já que está localizado próximo ao Riocentro e à Região Olímpica. O investimento foi de R$ 130 milhões.

Veja também

aU - Arquitetura e Urbanismo :: aU Educação :: ed 266 - Maio de 2016

Em detalhes: Arena da Juventude, no Rio de Janeiro, de Vigliecca & Associados

aU - Arquitetura e Urbanismo :: 06/04/16

iF Design Award abre as inscrições para a edição de 2017



Destaques da Loja Pini
Aplicativos