Hotel Fasano, em Angra dos Reis, tem assinatura dos escritórios Bernardes & Jacobsen e Bernardes Arquitetura

Os escritórios Bernardes & Jacobsen e Bernardes Arquitetura assinam o projeto do Hotel Fasano, que integra o Complexo FRAD.E, resort de alto padrão em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. São 60 suítes que ocupam 18.052,75 m², sendo 15.040,90 m² de área coberta.

De acordo com o memorial descritivo do projeto, a arquitetura foi pensada na durabilidade dos materiais utilizados. É o caso do painel composto importado de Portugal, que foi colocado no fechamento dos quartos. Sua composição mistura partículas de madeira e cimento Portland, comprimidos e secos. Essa solução também permite o controle da iluminação nas suítes principais.

Na fachada, por sua vez, foram usados “brises” de madeira, que passaram por acetilação, processo que impede que o material seja roído por insetos e mantém sua estabilidade mesmo sob condições climáticas adversas.

A nova unidade do Fasano ainda conta com outros materiais sofisticados, como as louças e metais sanitários. O granito branco aparece no revestimento dos pisos, enquanto no dos banheiros o material usado foi o mármore. Já nos forros há um mix de gesso acartonado com madeiras nobres.

Por fim, foram executados processos de impermeabilização com manta no telhado do Bar Marea – o que garante resistência térmica e mecânica – e nos trechos em balanço.

“Precisamos realizar a obra ao mesmo tempo em que o projeto era desenvolvido”, conta Fernando Cantarino, coordenador de projetos da Lafem Engenharia, responsável pela obra. Para ele, um dos desafios, porém, foi deslocar a equipe de trabalho (cerca de 220 funcionários) e operar a logística dos materiais, já que o complexo está localizado a cerca de 150 km da capital carioca.

Por Gabriel Gameiro