Estudantes da Universidade Católica de Santos ganham concurso para projeto de casa portátil

A equipe de Igor Augusto Coimbra de Almeida, Caroline de Oliveira Tavares e Matheus Duarte Pardal, da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), no litoral de São Paulo, ganhou o concurso do Portal Projetar.org para o projeto de um abrigo individual portátil destinado à desabrigados. Ao todo, a competição recebeu 142 propostas.

O abrigo deveria contemplar apenas espaço para o desabrigado dormir com conforto e segurança, tendo isolamento térmico para climas quentes e/ou frios, baixo peso e facilidade de montagem/desmontagem. De acordo com o júri, a proposta vencedora é concisa e original, de alta funcionalidade.

Chamado de casulo, o projeto dos estudantes propõe a inserção do abrigo portátil em diversas estruturas urbanas existentes: basta fixá-lo em muros, alambrados, grades e outros. Além disso, ele deve ser colocado acima do nível do chão, protegendo as pessoas do frio, umidade, águas pluviais, animais e outros problemas que assolam essas pessoas.

Em segundo lugar no concurso ficou o grupo composto pelos alunos Juliana Affonso Casal de Rey, Stephanie Lis Ozzetti Dejean, Luis Fernando Asada, Victória Teixeira Herling e Alexandre Carneiro Sarayedine Testa, da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), de São Paulo. O júri destacou a concisão, originalidade e funcionalidade da proposta.

Já a terceira colocada foi a equipe formada pelos acadêmicos Ester de Holleben, Bruna Cardoso Flores e Juliana Kerchner da Silveira, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), de Canoas (RS). O júri apontou como diferencial do projeto a preocupação com diferentes locais do Brasil.

Ainda foram concedidas duas menções honrosas: uma para o acadêmico Fernando Gomes, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e outra para o grupo formado pelos acadêmicos Camila de Sousa Esturilho, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e André Vilkas de Andrade, Patricia Tiemi Tsunoda Meira e Pedro SeijiTokikawa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Vale lembrar que o Portal Projetar.org recebe até a próxima segunda (9) inscrições para o seu Concurso de Arquitetura 025, cujo tema é a criação de um motel urbano na zona Sul do Rio de Janeiro.

Por Gabriel Gameiro