Com projeto do Dal Pian Arquitetos, novo prédio administrativo da Natura recebe certificação Leed Gold

O U.S. Green Building Council (USGBC) concedeu a certificação Leed (Leadership in Energy Environmental Design, na sigla em inglês) Gold ao novo prédio administrativo da Natura, o Nasp, em São Paulo, projetado pelo escritório Dal Pian Arquitetos. O reconhecimento atesta o desempenho ambiental do edifício, em ações como eficiência energética, uso racional da água e qualidade do ambiente interno.

Para conceder esse certificado, são avaliadas seis categorias: terreno sustentável, uso racional de água, energia e atmosfera, qualidade do ambiente interno, materiais e recursos e inovação em projeto e prioridades regionais. O Centro de Distribuição São Paulo de Natura, possui essa certificação desde 2015.

Para Josie Romero, vice-presidente de Operações e Logística da Natura, o Nasp foi projetado e construído com o objetivo de se integrar ao ambiente externo. “Com isso, promove maior contato com a natureza, com grande aproveitamento da luz natural, incentivando a interação social e atividades físicas, como parte do nosso compromisso com o bem-estar bem e com a transparência. A certificação Leed Gold é um reconhecimento importante desse esforço da Natura no uso consciente dos recursos e da geração de impacto positivo”, afirma.

Na construção, 14% dos materiais utilizados tiveram conteúdo reciclado e 41,2% foram extraídos e manufaturados em um raio de 800 km, diminuindo a demanda por transporte e favorecendo o consumo local. Além disso, 100% da madeira incorporada na construção da sede foram extraídas de forma legalizada e sempre que possível com certificação FSC e 97% dos resíduos recicláveis gerados durante a construção também foram desviados de aterro e encaminhados para reaproveitamento.

Os colaboradores são incentivados a dar preferência a serviços localizados nas proximidades e a utilizar transporte público e bicicleta, para minimizar a emissão de gases poluentes na atmosfera. Para tanto, o edifício conta com vestiários para funcionários e visitantes e bicicletário com 127 vagas. Além disso, a Natura oferece transporte fretado, ônibus e vans até estações de metrô, nos quais os colaboradores podem acessar a rede de transporte público da cidade.

A infraestrutura local ainda conta com restaurante para atender cerca de 500 pessoas simultaneamente, berçário, Espaço Saúde, Espaço Bem-Estar, banco, lanchonete e farmácia, entre outras facilidades para os colaboradores.

A construção foi executada pela empresa HTB, o projeto de interiores do escritório Athiê Wohnrath e o projeto de interiores da recepção do Estúdio Penha.

Por Gabriel Gameiro