Arealis usa cromatismo indiano em projeto corporativo em Alphaville, em São Paulo

O escritório de arquitetura Arealis assina o projeto da nova sede da Tata Consultancy Services Ltda. (TCS), inaugurada em janeiro em Alphaville, na região Metropolitana de São Paulo. O objetivo foi estabelecer uma ponte entre as características estéticas do mundo indiano e as necessidades do mundo da tecnologia.

Com três mil m², a arquitetura do espaço considerou critérios como mobilidade, fluidez, produtividade e bem-estar no espaço de trabalho. O projeto organiza os diferentes espaços a partir de um percurso interno, definido por uma geometria aleatória constituída de linhas retas. Após uma pesquisa sobre os cromatismos e as formas presentes na cultura indiana, esta via apresenta texturas e cores variadas, alternando os pisos vinílicos coloridos com uma combinação de carpetes que lembra a riqueza dos tapetes indianos.

Ao todo, são três andares. No primeiro fica a recepção, a área social do escritório, as salas dos executivos da companhia, o showroom – um espaço retangular que pode ser subdividido em duas salas de reunião – e a sala de projeções multimídia ou de eventos. Já no segundo estão localizados os espaços abertos de trabalho, implantados na periferia das lajes para aproveitar a luz natural, as áreas de descompressão, como a cafeteria e o bistrô, os espaços colaborativos e mais salas fechadas para os executivos. O terceiro pavimento, por fim, é marcado por áreas abertas e fechadas dedicadas a operações (sala de treinamento, data center, phone booths, setor de apoio e de serviços).

“Com vias internas garantindo um bom fluxo das informações e das pessoas, e pontos de confluência promovendo os encontros informais, a nova sede da TCS se torna a expressão física de um projeto de gestão flexível, adaptável e inovador”, diz o escritório de arquitetura.

A obra foi executada pela Lock Engenharia.

Por Gabriel Gameiro