Senac São Miguel Paulista, em São Paulo, é inaugurado com projeto do Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana

O escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana, inaugurou no dia 10 de março a nova unidade do Senac São Miguel Paulista, localizada na esquina da Avenida Marechal Tito com a Avenida Rosária, na zona Leste de São Paulo. A arquitetura valoriza a convivência e integração social, criando calçadas largas, uma praça na estrada principal (que pode ser utilizada tanto pelos estudantes como pela população do entorno) e uma alameda que cruza o térreo do complexo de ensino para interligar os espaços.

“Nesse trajeto, os visitantes, convidados a adentrar na edificação, encontrarão logo na entrada pela Marechal Tito, a biblioteca e, mais adiante, um auditório, com atividades e eventos abertos ao público”, explica Adriana Levisky, arquiteta urbanista sócia titular do escritório.

Foto: Pedro Mascaro

Ao todo são três blocos, totalizando 26 mil metros quadrados de área construída em um terreno de cerca de 8 mil metros quadrados bastante arborizado. “Uma das diretrizes que buscamos foi manter ao máximo a vegetação pré-existente. A massa arbórea no centro do terreno gerou uma grande praça interna para a qual vários laboratórios e salas de aula, rodeados por vidros transparentes, estarão voltados. Enquanto desenvolvem suas atividades, os estudantes poderão usufruir do verde e da iluminação natural. Quem está fora enxerga o que acontece internamente, como uma verdadeira vitrine de cursos profissionalizantes e vice-versa. É a aproximação dos espaços público-privado”, esclarece a arquiteta.

O bloco principal, mais alto, foi concebido para a realização da maioria dos cursos profissionalizantes. O bloco central, com dois pavimentos, traz um auditório no pavimento térreo para 200 pessoas e foi projetado para a realização de cursos nas áreas de editoração, rádio e televisão, no primeiro pavimento. Já o terceiro bloco acolhe a ala administrativa, bem como os cursos de paisagismo, visagismo e moda, além dos pavimentos de garagem.

A Nova Unidade do Senac São Miguel Paulista conta com corredores largos, que se transformam em áreas de convivência junto ao hall dos elevadores, compostas por lounges didáticos onde, por exemplo, é possível ministrar aulas em um formato mais descontraído e fluido. Para diferenciá-los, os pavimentos internos são temáticos e cada área de ensino tem sua cor específica.

Por conta do ruído intenso proveniente da Avenida Marechal Tito, o bloco principal recebeu vidros fixos com proteção acústica. O edifício possui ainda sistema de fachada ventilada composta por um grande mosaico com placas de agregado cimentício e de material reciclado. Brises metálicos nas faces norte e oeste protegem as fachadas expostas à incidência solar intensa. A face sul, por fim, é protegida da incidência direta dos raios solares e traz uma fachada completamente envidraçada.

“Já no bloco que traz um edifício com lajes de estacionamento, a fachada é envolvida por tecido ventilado, fixado em estrutura metálica complementar e serigrafado com informações que podem ser constantemente alternadas e atualizadas em um divertido diálogo com a população que por lá passa”, finaliza Adriana.

Esta é a maior unidade já construída do Senac São Paulo.

Por Gabriel Gameiro