CAU/BR lança o livro Comentários ao Código de Ética e Disciplina

No dia 23 de fevereiro o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) lançou o livro Comentários ao Código de Ética e Disciplina em sua 24ª Reunião Plenária Ampliada, em Brasília. A publicação, que pode ser baixada pela internet gratuitamente, traz esclarecimentos e observações sobre as normas que orientam o comportamento ético dos arquitetos e urbanistas.

“Todos os códigos de ética, de todas as profissões, têm como objetivo a proteção da coletividade pública e dos ditos clientes. Em nenhum momento da história da nossa profissão os colegas que nos precederam deixaram de observar a moralidade”, afirma o autor João Honório de Mello Filho. “O Código de Ética não criou a moralidade, ela já estava em nossa cultura. O Código apenas fixa coisas que, em geral, já sabemos”, completa.

A publicação traz obrigações gerais, para com o interesse público, para com o contratante (cliente), para com a profissão, para com os colegas e para com o CAU. O livro foi feito para profissionais de arquitetura e urbanismo, estudantes e a coletividade pública em geral. Seus apontamentos representam contribuições de variada utilidade para o entendimento da prática profissional.

João Honório é arquiteto e urbanista, com larga experiência em projetos educacionais e habitacionais e na redação de textos técnicos normativos, como as normas técnicas originais da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para os projetos de edificações. Foi Secretário Geral da Direção Nacional do IAB e diversas vezes membro do seu Conselho Superior; secretário e Presidente do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP); membro e consultor de comissões julgadoras de concursos de arquitetura; e membro convidado do Working Programme UIA-UNESCO, Educational and Cultural Spaces (hoje inativa), que reúne arquitetos de vários países. Foi consultor da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/BR na construção do texto final do Código de Ética dos arquitetos e urbanistas.

Para acessar o livro Comentários ao Código de Ética e Disciplina, clique aqui.

Por Gabriel Gameiro