Perkins + Will constrói casa em volta de Flamboyant em São Paulo

A árvore Flamboyant tem origem da África e foi introduzida no Brasil no século 19. Ela se destaca pela beleza das flores vermelhas e apresenta variedades em tons mais claros. Pensando nisso, uma família paulistana contratou o escritório Perkins + Will para construir sua nova casa, no bairro Alto de Pinheiros, em São Paulo, de forma que o Flamboyant se tornasse a principal personagem do projeto.

O terreno de cerca de 1.000 m² escolhido pelos moradores tinha 50% da área ocupada por um jardim, incluindo a imponente árvore. Por isso, um projeto respeitando todas as condições naturais desse local foi um desafio.

O escritório resolveu então primeiro estudar e entender todas as características do local. O Flamboyant foi digitalizado tridimensionalmente, incluindo suas sucursais. Dessa forma, os arquitetos foram capazes de definir as diretrizes construtivas sem ameaçar sem bem-estar.

Depois de escolher o protagonista da obra, a ideia foi que todos, independendo de onde estivessem na casa, pudessem ver a árvore. Pensando nisso, a sala de estar/jantar e a varanda gourmet (áreas comuns e de recepção) deveriam estar estreitamente ligados a ele. O engenheiro estrutural Hélio Olga desenvolveu uma grelha de madeira estrutural para cobrir essas áreas e possibilitar que a árvore fosse visível.

O mapeamento tridimensional no início do processo, inclusive, foi imprescindível para essa estrutura ser feita, sendo que as dimensões e alturas da grelha foram definidas para reduzir ao máximo o impacto a paisagem.

Por Gabriel Gameiro