Luciano Guimarães é o novo presidente do CAU/BR

O arquiteto e urbanista Luciano Guimarães, do Ceará, foi eleito nesta quinta-feira (11) presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) para a gestão 2018-2020. Ele concorria com Lana Jubé, de Goiás, e Jeferson Navolar, do Paraná.

Guimarães é formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1973, com especialização em Patrimônio Histórico pela Universidade de São Paulo (USP) e especialização em planejamento local e desenvolvimento regional pela Universidade de Barcelona, na Espanha. Por ser o conselheiro federal mais velho do CAU/BR, ele havia assumido a presidência interina da entidade no último dia 2.

O arquiteto e urbanista foi o presidente da gestão fundadora do CAU/CE (2011-2014) e suplente de conselheiro do CAU/BR na gestão 2015-2017, participando da Comissão de Política Urbana e Ambiental. Atuou ainda como especialista, por indicação do Plenário, na Comissão Temporária de Harmonização do Exercício Profissional, que tem função de discutir resoluções conjuntas com Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

“É com muita honra que assumo a presidência do CAU/BR. Tenho certeza que teremos um mandato de muita colaboração, e convicção que dedicarei meu tempo a ouvir e construir com todo, atendendo aos princípios legais, da democracia e da cidadania”, afirmou.

A eleição ocorreu durante a 74ª Plenária Ordinária do CAU/BR, sendo que Guimarães recebeu 15 votos, Jubé 10 e Navolar três. No encontro, também serão escolhidos os vice-presidentes e os membros das comissões temáticas da entidade. A arquiteta Patrícia Silva Luz de Macedo, do Rio Grande do Norte, será a primeira vice-presidente em 2018 e a coordenadora da Comissão de Organização e Administração (COA). Já o arquiteto e urbanista Guivaldo D’Alexandria Baptista, da Bahia, será o segundo vice-presidente e o coordenador da Comissão de Ética e Disciplina (CED). Também compõem o Conselho Diretor: Lana Jubé (Goiás), coordenadora da Comissão de Exercício Profissional (CEP), Oswaldo Abrão de Souza (Mato Grosso do Sul), coordenador da Comissão de Planejamento e Finanças (CPFI), e Andrea Lúcia Vilella Arruda (Instituições de Ensino Superior), coordenadora da Comissão de Ensino e Formação (CEF).