Teuba Arquitetura e Urbanismo projeta novo Sesc em Birigui, no interior de São Paulo

Será inaugurado no dia 25 de novembro a nova unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Birigui, no interior de São Paulo, cuja arquitetura é assinada pelo escritório Teuba Arquitetura e Urbanismo. Com certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) e Selo Procel Edifica, o edifício foi construído para ter um menor impacto ambiental em sua construção e operação.

O grande destaque do projeto é seu teto verde, que, formado por plantas diversas, pretende reduzir a absorção de calor e proporcionar conforto térmico à edificação. O local também “melhora a umidade do ar, diminui a poluição sonora, absorve poluentes e poeira e melhora a qualidade do ar no entorno, favorecendo a microfauna local”, segundo os arquitetos. O espaço poderá ser utilizado para receber ações de educação ambiental.

A arquitetura também criou varandas nas laterais do edifício, estimulando a ventilação cruzada natural. Os sistemas de ar-condicionado, por sua vez, possuem bom coeficiente de desempenho, isolamento térmico adequado de tubos, além de dutos e motores de alto rendimento, que permitirão reduzir a energia elétrica consumida pelo sistema.

Com relação ao uso da água, o Sesc Birigui contará com um sistema de reaproveitamento de águas pluviais, estação de tratamento de esgoto e reuso da água tratada para bacias sanitárias (que seguem o modelo de baixa vazão) e irrigação dos jardins. Há também acionadores de água nos banheiros que possuem dispositivos de controle e tempo de vazão e o aquecimento de água ocorre por meio de placas solares. Por fim, 100% do esgoto gerado pela unidade será tratado.

Construído com vigas metálicas laminadas, o prédio tem mais de 7,5 mil m² de área construída e abriga teatro com 217 lugares; quadra poliesportiva; parque aquático com piscinas semiolímpica, infantil e de biribol; solário; campo de futebol soçaite; quadra de areia;

biblioteca com cerca de três mil títulos; clínica odontológica; espaço de tecnologia e artes; áreas de exposições; espaço de brincar; sala de ginástica multifuncional e cafeteria.

Vale lembrar que o escritório Teuba Arquitetura e Urbanismo também já foi responsável pelos projetos das unidades do Sesc em Bertioga e Jundiaí.