Projetado por Foster and Partners, Centro de Visitantes do Apple Park, nos Estados Unidos, é aberto ao público

No último dia 17 de novembro, foi aberto ao público o novo Centro de Visitantes do Apple Park, localizado em Cupertino, na Califórnia, nos Estados Unidos. O projeto é do escritório Foster and Partners.

Como esse espaço é o único aberto a quem não é funcionário, os arquitetos optaram por dar “amostras” do projeto adotado no edifício principal. O design das escadas, por exemplo, é inspirado no utilizado no prédio, revestido com a mesma pedra de quartzo, e a bancada no café é feita com o mesmo mármore que o restaurante principal.

O Centro de Visitantes tem um telhado flutuante de fibra de carbono e paredes de vidro, que, segundo os arquitetos, “desmaterializam o volume do edifício”. Há ainda um terraço amplo com vistas para o Apple Park e um café criado como um lugar de relaxamento e repouso. Ao redor do local, foram plantadas uma série de árvores geometricamente posicionadas.

“A ideia era criar um pavilhão delicado onde os visitantes pudessem desfrutar da mesma paleta de material e detalhes minuciosos vistos no Ring Building em um ambiente descontraído, no contexto do Apple Park”, explica Stefan Behling, chefe do estúdio Foster and Partners.

O Apple Park começou a receber funcionários neste ano. Com formato circular, o edifício principal tem aproximadamente 260 mil m² e é revestido inteiramente com os maiores painéis do mundo de vidro curvado. Para os funcionários, um centro fitness de 9,2 mil m² e o Teatro Steve Jobs, por exemplo, estarão disponíveis, além dos parques, que oferecem mais de três km de trilhas para caminhada e corrida, um pomar, um campo e uma lagoa.

No total, são 464,5 mil m² de asfalto e concreto, com gramados e nove mil árvores nativas. A energia é 100% renovável. Com 17 MW de geração solar no telhado, a instalação concorre como uma das maiores desse tipo do mundo. Projetado para ventilação natural, o esperado é de que o edifício principal não precise de aquecimento ou de ar condicionado durante nove meses do ano.