Governo do Paraguai lança concurso internacional para o projeto de urbanismo do Bañado Norte, em Assunção

O Governo do Paraguai, em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e a Associação Paraguaia de Arquitetos (APAR), lançou o Concurso Público Internacional de Projeto de Urbanismo para o Bañado Norte, em Assunção. As propostas deverão revitalizar uma área de 514 hectares, criando uma conexão com o Rio Paraguai e considerando o Plano Diretor da Faixa Costeira Norte.

“O concurso concentra-se na necessidade de recuperar e valorizar a dimensão urbano-ambiental da área de intervenção, bem como o desenvolvimento de uma estratégia para conectá-la à cidade, fortalecer sua identidade e potencial, proporcionando acessibilidade e permeabilidade tanto física como visual, com uma visão de intervenção urbana integral”, diz a organização do certame.

As inscrições estão abertas para profissionais ou empresas de arquitetura e urbanismo do mundo todo, podendo formar equipes multidisciplinares em áreas como patrimônio histórico, paisagismo, ambiente, gestão cultural, economia urbana, direito imobiliário, entre outras.

O vencedor do concurso terá seu projeto implementado e receberá 70 mil dólares. Já o segundo lugar será premiado com 10 mil dólares e o terceiro com cinco mil dólares. As inscrições vão até o dia 22 de dezembro e devem ser realizadas pelo site do concurso. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail masterplan@senavitat.gov.py.