Livro reúne projetos residenciais não construídos do arquiteto Vilanova Artigas

Os professores Ana Tagliari, Rafael Perrone e Wilson Florio, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, lançaram na última semana o livro “Vilanova Artigas: Projetos Residenciais Não Construídos”, publicado pela editora Annablume. O lançamento ocorreu durante a “XIV Semana Viver Metrópole!”.

A publicação é resultado da análise de maquetes dos projetos não construídos por Artigas, criadas exclusivamente pelos docentes. Além disso, reúne materiais exclusivos da biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) com informações sobre o arquiteto.

De acordo com Rosa Artigas, filha do arquiteto, o livro “possibilita a análise do percurso do arquiteto de maneira inédita porque subverte as interpretações que predominam no conjunto de estudos sobre a obra de Artigas até o momento, em geral produtos de considerações impressionistas sobre sua atuação política e ideológica, encaradas com um peso determinante do processo de criação de sua arquitetura”.

A publicação é considerado de grande importância para a formação de universitários pela a abordagem sobre a história da arquitetura moderna brasileira, por meio dos trabalhos de Vilanova Artigas.

Por Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb