Escultura da artista plástica Tomie Ohtake é restaurada em Santos, em São Paulo

A AkzoNobel e o Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, entregaram na última quarta-feira (9) uma escultura da artista plástica Tomie Ohtake restaurada no Parque do Emissário Submarino, Praia José Menino, em Santos, no litoral Sul de São Paulo.

O processo de restauração realizado por técnicos especializados contou com limpeza, lixamento, retoque e pintura, além da utilização de 72 litros de tinta automotiva para assegurar a durabilidade frente a variações climáticas e manter a cor rubi original da obra.

Inaugurada em 2008 pelo Príncipe Naruhito do Japão para homenagear o centenário da imigração japonesa no Brasil, a escultura tem 60 toneladas e 15 metros de altura, derivando do projeto original executado em Cubatão. “A arte da Tomie dialoga com espaços abertos, daí ter sito tão requisitada para a realização de obras públicas. Essa integração ao ambiente, na busca por tornar espaços mais humanos e inspiradores, que dialoguem com as pessoas, é o que nossas cidades precisam. Esse projeto vai ao encontro dessa necessidade”, destaca o arquiteto e presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake.

A restauração da escultura faz parte de uma parceria entre a AkzoNobel e o Instituto Tomie Ohtake, que já recuperou obras da artista plástica em São Paulo, Santo André, Santos e Guarulhos. “Essa iniciativa visa levar aos cidadãos a visão original da autora, com suas obras de cores energizantes e formas que abrem a imaginação”, comentou a diretora da AkzoNobel Coatings para a América do Sul, Jelena Arsic.

Por Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb.