CAU/BR promove II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo no Rio de Janeiro

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) irá realizar entre os dias 7 e 10 de outubro a II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, no Rio de Janeiro. O tema principal deste ano será “Todos os Mundos – Rumo a UIA.2020.RIO”, em referência ao 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2020 para discutir “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”.

Visando a aproximação de arquitetos e urbanistas, a conferência irá promover debates que envolvem o setor e políticas de orientação, disciplina e fiscalização da profissão. De acordo com o CAU/BR, acontecerão três palestras que serão segmentadas por bloco para pelo menos 600 arquitetos e urbanistas.

A primeira contará com quatro mesas redondas: “O mundo da renovação”, focando nos centros urbanos das cidades, sua recuperação e vivacidade; “O mundo da resiliência”, abordando a periferia das cidades, suas fragilidades, resistências e as reversões das más situações; “O mundo da transição”, tratando do impacto das novas tecnologias de comunicação e informação e das mudanças comportamentais na reorganização das cidades; e “Todos os mundos”, reunindo e ampliando as discussões anteriores e apontando para o tema do 27º Congresso Mundial de Arquitetos – ‘Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21’.

O segundo bloco, será dividido em cinco temas, onde serão discutidas ações na área de Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo: “A Ética na Arquitetura e Urbanismo”; “A formação profissional na Arquitetura e Urbanismo”; “A prática profissional da Arquitetura e Urbanismo”; “A organização profissional da Arquitetura e Urbanismo”; “O planejamento profissional da Arquitetura e Urbanismo”.

Por fim, o terceiro bloco abordará o futuro do ensino e o exercício da profissão, com o tema “arquitetura e urbanismo como aprendizagem intercultural”, sendo coordenado Colegiado das Entidades dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU).

As inscrições para participar da II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo podem ser realizadas clicando aqui. O evento possui entrada gratuita.

Por Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb.