Quatro livros resenhados pela redação de AU

Grafite – Labirintos do Olhar
Eduardo Longman e Gabriela Longman
133 páginas
Editora BEI
bei.com.br
O livro traz fotografias e textos sobre três cidades e sua produção de arte urbana. Num percurso marcado pela observação, reflexão e pesquisa, o fotógrafo Eduardo Longman e a jornalista Gabriela Longman trabalham desde 2014 para criar a obra. “Este livro procura situar o grafite nem no céu nem no inferno, mas procura exaltar algumas de suas qualidades, especialmente o ideal de liberdade, risco e experimentação envolvidos”, escreve Gabriela na introdução. (Português/Inglês)

Arquitetura e Natureza
Abilio Guerra
166 páginas
Romano Guerra Editora
www.romanoguerra.com.br
A Romano Guerra Editora, em parceria com Nhamerica Platform, lança a coletânea Pensamento da América Latina. O primeiro livro, Arquitetura e Natureza, de Abilio Guerra, traz uma coleção de textos que apontam para uma marca de nascença da cultura moderna no Brasil. Está em questão a crença (que habita textos, narrativas e falas de 1920 a 1940) em um projeto alternativo de ação moderna – em que a cultura e a natureza ocupam os papéis principais -, que devido à sua eficácia discursiva se metamorfoseia em características reais da arquitetura moderna brasileira. A coleção conta com mais dois volumes. (Português/Inglês)

Habitar
Juhani Pallasmaa
128 páginas
Gustavo Gili Editora
ggili.com.br
Segundo a editora, este livro é uma compilação de cinco ensaios sobre a ideia do habitar do arquiteto e crítico finlandês Juhani Pallasmaa. Desde a abordagem fenomenológica que aparece no primeiro e mais longo artigo, “Identidade, intimidade e domicílio” (1994), até o significado da experiência do tempo na realidade empírica humana de “Habitar no tempo” (2015), o conjunto não somente trata das dimensões materiais, formais, geométricas e racionais da ideia do habitar, como também investiga de maneira apaixonante as realidades mentais, subconscientes, míticas e poéticas da construção e da moradia.

Edificações Sustentáveis Ilustradas
Francis D. K. Ching; Ian M. Shapiro
288 páginas
Editora Bookman
www.grupoa.com.br
A publicação traz discussões sobre questões fundamentais do projeto e da construção sustentáveis em um formato ricamente ilustrado. Em 19 capítulos, os autores puderam abordar temas centrais como a seleção do terreno, as estratégias passivas de projeto que tiram partido do formato das edificações, da conservação da água, da ventilação e climatização naturais, e os materiais que têm menores impactos sobre o meio ambiente.