Os profissionais que assinaram os projetos publicados na edição

Espetáculo colaborativo
Criado por Thiago Bernardes 1 (à esquerda) em 2012, em parceria com os sócios Camila Tariki, Nuno Costa Nunes e Márcia Santoro, o escritório Bernardes Arquitetura é o capítulo atual de uma das mais importantes histórias da arquitetura brasileira. Thiago é a terceira geração de uma família de mestres: neto de Sergio Bernardes, um dos grandes nomes do modernismo das décadas de 1950 e 1960, e filho de Claudio Bernardes, um dos mais expressivos arquitetos dos anos 1970, 1980 e 1990. Para Thiago, “o sucesso do escritório só é possível graças à equipe que se complementa e trabalha totalmente integrada”. Hoje, são cerca de 60 profissionais divididos entre Rio e São Paulo, atuando nas áreas de arquitetura, urbanismo e design de interiores no Brasil e no exterior. Coordenador do projeto do Instituto Brincante, Dante Furlan 1 (à direita) foi convidado para fazer parte da sociedade em 2013.

Divulgação

ACERVO PESSOALCasa da vista
Barbara Becker 2 possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (2013) e mestrado em Architectural Design pela Parsons The New School for Design, Nova York (2016). Realizou parte de sua graduação na Université de Liége, na Bélgica (2011), com foco em projeto e filosofia aplicada à arquitetura. Trabalhou como junior architect no escritório Canevas Architecture, na Bélgica (2012); e nos escritórios Lompreta Nolte (2013) e Rosa Dalledone, no Brasil. Desde 2014 é sócia-fundadora do Barbara Becker Ateliê de Arquitetura, em Curitiba (PR). O escritório é flexível e costuma trabalhar com colaboradores, formando equipes com outros arquitetos em concursos e projetos de maior complexidade.

Incentivo à coletividade
A arquitetura é responsável por criar espaços e construções, combinar cheios e vazios, construir a paisagem, a imagem e o imaginário das cidades e dos cidadãos. O Obra Arquitetos foi fundado em 2004. É composto pelos arquitetos Thiago Natal Duarte 3 e João Paulo Daolio, formados pela FAU-USP. Atua na área de projetos de arquitetura e urbanismo, englobando diversos programas e escalas.

A filosofia de trabalho consiste em desenvolver o projeto em todos os seus detalhes para que se possa ter um bom desempenho da fase de projeto, da construção e do objeto construído final.

Divulgação

DivulgaçãoIdentidade reinventada
Ana Cristina Tavares, formada pela FAU-USP, e Claudia Krakowiak Bitran 4 , pelo Mackenzie, são as arquitetas por trás do KTA – Krakowiak & Tavares Arquitetura. Com quase duas décadas de história, o escritório paulistano é especializado em projetos de arquitetura e interiores nas áreas residencial e comercial, com ênfase em projetos de consultórios e retrofit de condomínios. Ana Cristina e Claudia se conheceram trabalhando em uma construtora, na área de compatibilização técnica de projetos e personalização de apartamentos – experiência que, segundo elas, se mostra de extrema importância no dia a dia do escritório. Outra especialidade é a criação de mobiliário sob medida. “O desenho detalhista da movelaria possibilita o máximo aproveitamento da metragem, além de revelar um olhar atento à relação do usuário com o espaço”, afirma Ana Cristina.

IMAGENS 1/3/4 divulgação 2 acervo pessoal